Há abraços que transformam uma vida ®


Perguntas mais frequentes

+Quanto tiver dúvidas, o que posso fazer?

A forma de organização e de participação no Dia Nacional do Pijama, está descrita nas várias páginas nesta secção do site da Mundos de Vida. Deve, por isso, ler estas páginas porque, na maioria dos casos, pode encontrar, aqui, as respostas às suas dúvidas. Também pode enviar-nos um e-mail para dianacionaldopijama@mundosdevida.pt ou telefonar para 252 499 010.


+As Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico podem participar no Dia Nacional do Pijama?

Sim, as salas das Escolas de 1º Ciclo podem participar. A inscrição pode ser feita por uma sala ou por várias salas da mesma escola. Sendo crianças mais velhas, podem mesmo compreender melhor a componente educativa do Dia Nacional do Pijama, no que se relaciona com o direito de uma criança crescer numa família. Este ano (2014), há mais uma razão para a partcipação das escolas de 1º ciclo: celebram-se os 25 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.


+As educadoras e as auxiliares podem vestir o pijama no dia 20 de Novembro?

Não é obrigatório. Depende da vontade e decisão de cada sala. Mas é uma excelente ideia. Nas imagens e fotos da edição de 2013, as educadoras e as auxiliares mostraram o seu entusiasmado vestindo o seu pijama, envolvendo-se, assim, no espírito da iniciativa. Aliás, um pijama é uma peça de roupa modesta e confortável que pode ser mais bonita do que um fato de treino ou umas leggings.


+É possível organizar o Dia Nacional do Pijama sem a componente solidária?

É desjável a realização das três componentes para que o Dia Nacional do Pijama não seja apenas um dia lúdico. Todos gostaríamos que, para além de um dia divertido, seja um dia com uma intenção educativa. Neste contexto, a componente solidária é muito valorizada pelos pais e pelas escolas. O procedimento é simples. Basta entregar às crianças, junto com o convite, a Casa dos Pijamas que serve de pequeno mealheiro e deixar tudo correr com normalidade. Não importa se uma criança traz dentro do seu mealheiro apenas cinquenta cêntimos. O pouco pode fazer muito. O importante é o sentimento de que faz parte e cada um de nós pode ter um gesto de filantropia cidadã. Se construir, com uma caixa de papelão, a Casa dos Pijamas da escola ou da sala, cada criança pode, no dia 20 de Novembro, colocar lá dentro, a sua Casinha dos Pijamas. Desta forma, a contribuição de cada família permanece anónima. E o mais importante ninguém está obrigado a qualquer contrapartida quando se inscreve no Dia Nacional do Pijama, a participação é livre e gratuita.