Há abraços que transformam uma vida ®


História Kamishibai - As Pedras do Rio

Na história "A Pedra Falante", quando os três amigos contam ao Alcides que as pedras são acusadas de tudo naquela terra e naquele país, o pássaro-dragão fala de uma história chamada "As Pedras do Rio" que a avó Mimosa sabe.

É uma história breve (baseada num conto tradicional do Chade - "Porque há tantas pedras no fundo do rio?"), com ritmo e com humor que a educadora Helena da sala amaraela (4 anos), no vídeo, aqui ao lado, conta às crianças.

Pode fazer o mesmo na sua escola. Não lhe é familiar perguntar na sala quem fez isto? e a resposta ser foi outro menino que, por sua vez, vai dizer que não foi ele e que foi outro... Esta história pode ser usada para falar de responsabilidade. 

Neste video (ao lado), a história é contada na forma de Kamishibai. Se juntarmos Kami (papel) a Shibai (peça) temos Kamishibai que é um teatro de papel que os japoneses criaram para contar histórias com imagens.

A nossa sugestão é que construa um Kamishibai para si ou adquira um para a sua sala. Pode assim contar histórias de uma nova forma que as crianças adoram. Na ligação seguinte, está descrita esta atividade. E mais abaixo outra ligação para a mesma história, mas contada em inglês pela educadora Ana Carla:

ATIVIDADE - Kamishibai - As Pedras do Rio​.pdf

Vídeo tutorial (versão inglesa)

Porque há tantas pedras no fundo do rio?